sexta-feira, 24 de junho de 2011

O ADEUS A MESTRE NACIONAL


Mais uma notícia triste para todos nós capoeiristas...Faleceu um grande Mestre, uma perda enorme para a capoeira como um todo.
Adalberto de Souza Alvarenga, se apaixonou pela capoeira quando ainda assistia de fora, encantado por aquela arte que viria a ser tão sua. Ele passava por uma roda ainda menino, quando saia de casa para ir a escola, no bairro da Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro. De família humilde, sonhava em um dia poder ter aulas, apesar de não poder pagar por elas.
Em 1966 entrou para a capoeira com Mestre Vandique, na época já tinha 17 anos de idade.
Grande divulgador da capoeira, participou de inúmeras novelas da Rede Globo, dentre elas Escrava Isaura, que foi ao ar de 1976 a 1977 e que já foi exibida em mais de 100 países.
Seu apelido é em função de uma camisa do Banco Nacional que o Mestre usava nas rodas que ia.Trabalhou no referido banco como segurança no transporte de valores.
A convite de Mestre Candeia passou a dar aulas no bairro Coelho Neto, no Esporte Clube Veja.
Mestre Nacional é um dos fundadores da Associação Cultural de Capoeira Quilombo Nagô, junto com seu grande amigo Mestre Medeiros.
Infelizmente nos deixou ontem, em função de uma parada cardíaca.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

quarta-feira, 15 de junho de 2011

A FAVOR DA VALORIZAÇÃO DA CAPOEIRA DE SP

COM VINTE E CINCO DE EXISTÊNCIA O GRUPO DE CAPOEIRA FILOSOFIA, MESTRE PAJÉ, CRIOU UM VIDEO ONDE FAZ UM ALTO RETRATO, DE QUEBRA FAZ UMA HOMENAGEM AOS GRUPOS QUE CULTIVAM A CAPOEIRA CONTRA ARMADILHAS DO SISTEMA
NO VIDEO TEM INTERVENÇÕES IMPORTANTES SOBRE POLITICAS PUBLICAS QUE NÓS CAPOEIRISTAS DE SÃO PAULO TEMOS O DEVER DE ESTARMOS ANTENADOS
VALE APENA CONFERIR

terça-feira, 14 de junho de 2011

CAPOEIRA DE SÃO PAULO FICA DE OLHO

O deputado estadual pelo partido dos trabalhadores (PT) Marcelino Galo, reuniu-se na tarde da quarta-feira (18) com membros da comunidade da capoeira baiana para apresentar o Projeto de Lei (PL) que estabelece auxílio previdenciário para os mestres da cultura popular - guardiões do patrimônio imaterial. No mês de abril, representantes de grupos, associações e federação de capoeira da Bahia estiveram no gabinete para discutir as demandas do setor e agendou outro encontro para aprofundar o assunto.


A entrega oficial do PL está prevista para acontecer no dia 8 de junho, na Assembleia Legislativa, e contará com a presença dos membros da comunidade da capoeira da Bahia. Para isso, será lançada uma campanha que debaterá o conteúdo da lei, envolvendo a comunidade e que ajudará na celeridade da aprovação do projeto.



“A capoeira é uma das maiores representações da cultura baiana no mundo. Esses mestres, que dedicaram a maior parte de suas vidas ao ensino desses saberes, utilizam a arte como principal meio de vida. A falta de reconhecimento como profissional inviabiliza o acesso a políticas públicas e benefícios sociais”, avalia o deputado Marcelino Galo.



De acordo com o secretário da Associação Brasileira de capoeira angola (ABCA), Paulo Magalhães, o objetivo da Lei do Registro do Patrimônio Vivo é “reconhecer o trabalho dos mestres antigos e valorizar os saberes, preservando os aspectos da cultura tradicional ou popular de uma comunidade”.




Capoeiristas pedem debate sobre Lei do Registro do Patrimônio Vivo



Capoeiristas pedem debate sobre Lei do Registro do Patrimônio Vivo Representantes de grupos, associações e federação de capoeira da Bahia estiveram na manhã desta quarta-feira (13) no gabinete do deputado estadual Marcelino Galo. Além de entregarem ao mandato as resoluções do I Seminário Baiano de Proposição de Políticas Públicas para a capoeira, discutiram a criação de um Projeto de Lei (PL) que estabelece pensões vitalícias para os mestres da cultura popular, guardiões do patrimônio imaterial.



Os membros foram recebidos pela chefe de gabinete, Ana Torquato, que ouviu as demandas e se comprometeu a encaminhar para o deputado todos os assuntos debatidos, confirmando uma próxima reunião para o dia 2 de maio.
Segundo o secretário da Associação Brasileira de capoeira angola (ABCA), Paulo Magalhães, no nordeste já existem cinco estados que estabeleceram a Lei do Registro do Patrimônio Vivo: Pernambuco, Rio Grande do Norte, Piauí, Alagoas e Ceará. “Esperamos que a Bahia avance na valorização da capoeira e que o Estado apoie devidamente os mestres antigos, que são guardiões da nossa cultura, dedicaram toda a sua vida à transmissão de seus saberes, mas têm sérias dificuldades de sobrevivência no dia a dia”, salientou.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

CONTRA MESTRE PEPEU DA ZONA LESTE PARA O MUNDO


Completando vinte e três anos na pratica da capoeira, com quatro dvds lançados, diversos países visitados é considerados por muitos capoeiristas de São Paulo como uma referencia de comportamento dentro e fora das rodas de capoeira. O Contra Mestre Pepeu em meio a uma turnê intensa na Europa e diretamente de Moscou na Rússia concedeu uma entrevista inédita ao blog Capoeira São Paulo e apresenta um pouco mais de sua historia.

1 - CONTE A SUA HISTORIA , DE ONDE VEIO, FAMILIA ETEC? E COMO FOI SEU PRIMEIRO CONTATO COM A CAPOEIRA?
Meu nome é Carlos Alberto de Oliveira conhecido na capoeira como Pepeu capoeira.
Sou de uma família humilde da zona leste de São Paulo ( Itaim Paulista) onde nasci e fui criado nesta cidade por meus pais , Maria Aparecida de Oliveira e Sabino Julião de Oliveira .
Meu primeiro contato com a capoeira foi em minha rua pois ainda era muito pequeno mais muito sapeca, em m ver um rapaz com um berimbau em sua mãos fui logo a perguntar o que era aquilo e com muita atenção o rapaz me explicou que era o berimbau um instrumento para se jogar capoeira . E ele me convidou para ir assistir a aula que era bem perto de minha casa, sem meus pais saber fui a escola de capoeira e no primeiro instante me apaixonei pela arte, fui correndo pedi para meu pai que me matricula-se na escola e meu pai falou curto e grosso não, pois ele não tinha dinheiro, triste me calei e não falei mais nada e me coloquei a chorar .
Mais sapeca do jeito que eu era não iria me contentar e fica sem esta arte, então fiquei durante seis meses frequentando a escola de capoeira e assistindo todas as aulas e repetia tudo em minha casa ou no campinho , meu pai em ver que eu realmente gostava desta arte me chamou e me falou tenho um presente de aniversario, perguntei a meu pai o que era e ele me levou a te a escola de capoeira e me matriculou , naquele momento foi um dos melhores presente que eu poderia ganhar, só de lembrar me arrepio pois mau ele sabia que meu destino estaria nas mão da capoeira hoje sou um homem formado e contra mestre de capoeira que viaja o mundo com a arte e me tornei um espelho para meus alunos e milhares de capoeira pelo mundo , agradeço a DEUS E meu Pai que já não esta entre nós, por me dar esta grande oportunidade de conhecer a capoeira .

2 - QUEM FOI SEU PRIMEIRO MESTRE?
Foi uma pessoa muito importante na minha vida também, Prof. Cicero Makumba hoje infelizmente ele não pratica capoeira mais.

3 - O QUE VOCÊ ACHA DA CAPOEIRA DE SÃO PAULO?
A Capoeira de São Paulo e meu berço, e uma capoeira rica, pois ela não se baseia em só um estilo eu acredito que São Paulo e um lugar acolhedor onde temos capoeira do mundo inteiro.

4 - EM SUA OPINIÃO APONTE QUAIS SÃO AS MAIORES DIFICULDADES DOS CAPOEIRISTAS DE SÃO PAULO?
Achar quer só seu grupo e o mais correto , pois como diz mestre pastinha capoeira e tudo que a boca come , sou um capoeirista que luto pela unificação não de estilo filosofia, mais em busca de só um ideal de promover a capoeira da melhor maneira sem vaidade.




5 - VOCÊ HOJE ESTÁ NA RUSSIA (MOSCOU) APONTE PRA NÓS SE HÁ OU NÃO DIFERENÇA ENTRE OS CAPOEIRISTAS DE SÃO PAULO COM O RESTO DO MUNDO?
Eu tive o prazer de conhecer capoeiristas que vivem em vários lugares do mundo com minhas viagens e pude ver que não só a capoeira de São Paulo e sim do Brasil e mais rica de que a que eu vejo aqui fora, mais estamos perdendo em um ponto fundamental que organização . Outro ponto é a nossa moeda e muito baixa e os recurso com a capoeira no Brasil fica muito mais difícil infelizmente ...

6 - FALE DO SEU GRUPO E DE SEU MESTRE:
Sou meio suspeito em falar da família Ginga e Raça, mais não tenho medo de falar de minha família pois não levamos nosso trabalho como simplesmente um grupo de capoeira e sim uma família não usamos este termo grupo, trabalhamos com uma filosofia familiar em todos aspectos um ajudando o outro nos momentos BONS e nos momento RUINS.
Tenho meus mestres como pai como irmãos parceiros amigos tenho dois mestres Jair Rodrigues e mestre Sidney, estas duas pessoa foi e muito importante na minha formação de cidadania e como metres de capoeira , obrigado metres sempre serei um aprendiz e discípulo.

7 - SUA VIDA É CAPOEIRA? POR QUÊ?
Sim minha vida e capoeira sem duvida. Costumo dizer que eu não escolhi a capoeira e sim ela me escolheu, capoeira e minha escola de vida.

8 - QUAL É A SUA ROTINA DE TREINAMENTO?
Quando estou no Brasil treino todos os dias três hora por dia e final de semana me divido em rodas, evento, viajem e ministrando cursos.
Aqui fora são duas horas por dia mais shows e eventos no final de semana.

9 - NA CAPOEIRA TEM MUITA INVEJA? O QUE VOCÊ FAZ PARA SABER QUEM SÃO SEUS AMIGOS?
Procuro não querer saber quem me inveja ou não, pois a inveja existe em todos os lugares.
Pois quando estou na roda de capoeira procuro esta pela capoeira sempre ajo conforme a razão ali no momento sou um guerreiro pela nossa arte.

10 - A ORGANIZAÇÃO DA CAPOEIRA, DA ZONA LESTE DE SÃO PAULO, TA DEVENDO EM RELAÇÃO AO RESTO DA CIDADE?
Sou um grande lutador e divulgador da capoeira da zona leste, temos um potencial grande, agora começamos a se unir mais e em questão do crescimento da capoeira não vejo divergência, mais vejo um potencial maior de que em outros lugares, pois a capoeira da zona leste por muito tempo foi temida devida as rivalidade dos grupos.


11 - EM RELAÇÃO AOS GRUPOS DE CAPOEIRA . OQUE OS GRUPOS GRANDES DEVEM APRENDER COM OS PEQUENOS E Vice Versa?
Temos mestre que não trabalhar para se expandir isto e normal o mestre que só quer ter seu espaço ali na sua comunidade, tenho amigos muitos mestres que não tem um grande trabalho mais e um grande mestre, agora em questão de grupo grande ou pequeno, para mim não faz diferença Porque o conhecimento não esta em quantidade ou na minoria e sim na mente de cada capoeirista ou mestre.

AGORA VAMOS FAZER UM JOGO RAPIDO :

UM GRUPO:
Aquele que é família

UM MESTRE:
Mestre Pinatti

UM CANTADOR
Tony Vargas

UM TOQUE
Iuna

UM JOGO
Aquele que não tem ganhador

UM GOLPE
Meia lua de compasso

ACROBACIA OU TECNICA
Todas que seja da capoeira

MELHOR LUGAR PARA JOGAR CAPOEIRA
Onde o berimbau tocar




DEIXE UMA MENSAGEM PARA OS CAPOEIRISTAS:
Capoeirista nunca desista de seus sonhos por menor ou maior que seja, valorize a capoeira que será uma capoeirista de corpo e alma. Lembrando a todos da Família Ginga e Raça estou aqui fora não e por mim e sim por todos nós axeeeeeeeeee Família Ginga e Raça o sonho continua.


Por / Gato Preto

quinta-feira, 2 de junho de 2011

RODA ABERTA NA PRAÇA DO FORRÓ


UM DOMINGO POR MÊS A PRAÇA PADRE ALEIXO MONTEIRO MAFRA MAIS CONHECIDA COMO A PRAÇA DO FORRÓ, LOCALIZADAS EM SÃO MIGUEL PAULISTA ZONA LESTE DE SÃO PAULO, RECEBE UMA GALERA CHEIA DE MANDINGA E MALICIA ATRAÍDOS PELO SOM DO BERIMBAU

RECEBIDO POR GAFANHOTO , QUE A MAIS DE CINCO ANOS SE DEDICA A ESTA RODA, SEMPRE EM BUSACA DE UM ESPAÇO DEMOCRÁTICO EM TORNO DA CAPOEIRA DA ZONA LESTE DE SÃO PAULO. NO ULTIMO DOMINGO 29 DE MAIO O BLOG CAPOEIRA SÃO PAULO ESTEVE PRESENTE PARA PRESTIGIAR A RODA NA PRAÇA DO FORRÓ.

RODA DE CAPOEIRA EM PRAÇA PUBLICA TEMOS EM TODA PARTE DO MUNDO, MAS ESSA TEM UMA HISTORIA RECENTE QUE COMPLETA AGORA NO MÊS DE JULHO CINCO ANOS DE EXISTÊNCIA E JÁ VEM SE FIRMANDO NO CENÁRIO PAULISTA COMO UMA DAS BOAS RODAS DE CAPOEIRA NA NOSSA CIDADE. SOB A COORDENAÇÃO DO CENTRO CULTURAL EDUCACIONAL ESPORTIVO UNIÃO DA BAHIA CAPOEIRA É UMA RODA BEM ORGANIZADA QUE COMEÇA RIGOROSAMENTE AS ONZE HORAS DA MANHÃ E PRA CONFIRMAR A SOLIDIFICADÃO DESTA RODA NO ULTIMO FINAL DE SEMANA CONTAVA COM A PRESENÇA DE QUATRO CAPOEIRISTAS DO RIO DE JANEIRO.



ESSA RODA QUE JÁ FOI VISITADA POR DIVERSOS MESTRE DA CAPOEIRA, DE SÃO PAULO, DO MATO GROSSO E ATÉ DO URUGUAI TEM AXÉ MUITO BOM E UMA DISCIPLINA ADMIRÁVEL
POR ISSO O BLOG CAPOEIRA SÃO PAULO ACREDITA QUE O LEMA DA RODA PASSADO PRA NÓS PELO PROFESSOR GAFANHOTO É VERDADE: “ AQUI É UM ENCONTRO DE GRANDES MESTRES E CAPOEIRISTAS DA REGIÃO LESTE DE SÃO PAULO, ONDE SE CRIA A UNIÃO NÃO SÓ DOS CAPOEIRA DA REGIÃO, COMO OS DO BRASIL E QUEM SABE DO MUNDO, ESSA RODA É LUGAR PARA TROCAR EXPERIÊNCIAS, INFORMAÇÕES E FAZER NOVOS AMIGOS “


POR: BETE