quarta-feira, 31 de agosto de 2011

A DELICADEZA LEVA A INTELIGÊNCIA

Nos últimos anos a capoeira de um modo geral vem se transformando, saiu daquele estado de pura atividade física e tornou-se mais racional e muitos dizem que este estado de espirito da capoeira deve-se a mulherada. E em são Paulo não é diferente como nota-se na entrevista concedida ao BLOG CAPOEIRA SÃO PAULO pela graduada Delicada do grupo de capoeira Cultuarte.


1 - CONTE A SUA HISTORIA , DE ONDE VEIO, FAMILIA ETEC? E COMO FOI SEU PRIMEIROCONTATO COM A CAPOEIRA?
GRADUADA DELICADA -Meu nome é Cyntia mais conhecida como Graduada Delicada. Nasci e sempre vivi em São Paulo.

Sou casada e ainda não tenho filhos. Na minha família fora eu há mais dois capoeiristas meu primo Vinicius (Vagalume) e meu marido Omar (Instrutor Azeitona).

Apaixonei-me pela capoeira aos 10 anos de idade, mas só tive a felicidade de adentrar neste mundo aos 20 anos.

Treinei e me dediquei a capoeira durante 08 anos seguidos três vezes na semana, sem contar os eventos e rodas nos fins de semana, mas como a vida não é só capoeira tinha que voltar a estudar, então durante 04 anos passei a treinar nos fins de semana quando não tinha muitos trabalhos e provas na faculdade.

Hoje voltei a treinar com afinco, tenho Graduação em Administração e também sou graduada na capoeira.


2 - CONTE ALGO SOBRE O SEU TRABALHO ATUAL?
GRADUADA DELICADA -Hoje procuro desenvolver um projeto dentro do condomínio onde resido, para isso brigo pela causa, pois há outros esportes sendo praticados e por muitos a capoeira não é vista como nosso patrimônio histórico, mas sim como dança, religião e vadiagem.


3 - O QUE VOCÊ ACHA DA CAPOEIRA DE SÃO PAULO?
GRADUADA DELICADA -Acho que a capoeira em São Paulo é bem difundida, dispomos de diversos estilos de jogos devido diversidade de grupos.

Se vamos a uma roda vemos a capoeira Contemporânea, a Angola e Regional Baiana. É a mistura de vários estilos.

O que talvez pudesse ser um pouco mais empregado é parte cultural, pois os aulões e rodas são essências nos eventos, mas pouco vemos o maculelê, o samba de roda, a puxada de rede, conversas sobre a essência da cultura e debates. Para quem já esta na capoeira a algum tempo possivelmente tem algum conhecimento, mas os pequenos que vem chegando dependem disso para que acapoeira não perca sua essência, sua história.


4 - EM SUA OPINIÃO APONTE QUAIS SÃO AS MAIORES DIFICULDADES DAS CAPOEIRISTAS DE SÃO PAULO?
GRADUADA DELICADA -Em São Paulo temos poucas mulheres na roda. Em um evento que contém certa de 50 pessoas 40 são homens.

Temos poucas professoras e Mestra de destaque no momento que eu tenha conhecimento em São Paulo somente a Mara ( Herança Cultural Capoeira)

Ou seja, quanto menos mulheres na roda, menos chances temos de nos destacarmos e sermos reconhecidas.


5 - QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE O JOGO DE HOMENS PARA UM JOGO DE MULHERES NA RODADE CAPOEIRA?
GRADUADA DELICADA -O homem geralmente possui mais agilidade e demonstra um jogo mais agressivo e a mulher mais leveza e flexibilidade, mas também não fica muito atrás quando pretende definir um jogo.


6 - FALE DO SEU GRUPO E DE SEU MESTRE:
GRADUADA DELICADA -Meu Grupo é o Centro Cultural Desportivo de Divulgação da Capoeira Arte (CULTUARTE)

Fundado pelo Mestre Pequeno no Rio de Janeiro 12/5/1992 e foi trazido para São Paulo pelo Mestre Gunga. Hoje o Cultuarte possui núcleos espalhados pelo Brasil e no exterior como Alemanha, Itália e Portugal.

O CULTUARTE possui mais de 15.000 integrantes e tem uma filosofia de capoeira social e representação da capoeira Contemporânea.

É grupo forte que busca manter a essência da capoeira procurando desenvolver a parte cultural nos seus eventos.

O jogo do nosso Grupo é preciso e incisivo utilizamos de muitos treinos para mantermos a nossa base e rodas diversas para nossa demonstração e nos aperfeiçoarmos.


7 - SUA VIDA É CAPOEIRA? POR QUÊ?
GRADUADA DELICADA -Sim. Primeiro por que hoje não me vejo fora dos treinos, da roda, dos aprendizados, do convívio das pessoas que praticam este esporte maravilhoso e segundo por que eu me identifico com a história da capoeira que para sobreviver em meio a este “campo minado” chamado mundo teve que lutar e acreditar que um dia seria reconhecida e respeitada.


8 - QUAL É A SUA ROTINA DE TREINAMENTO?
GRADUADA DELICADA -Geralmente treino as terças, quintas e sábados.


9 - NA CAPOEIRA TEM MUITA INVEJA? ISTO É MAIOR ENTRE HOMENS OU ENTRE AS MULHERES?
GRADUADA DELICADA -Como em qualquer outro lugar há inveja sim. Vemos tanto homens e mulheres que notam um capoeirista sendo destaque e logo a briga começa no pé do berimbau para ver quem vai comprar com este para mostrar que é ainda melhor.

Acho que as mulheres por questão de vaidade e até pela a rivalidade feminina acabam por ser um pouquinho mais invejosas do que os homens rsrs.


10 - A MULHER NA CAPOEIRA JÁ RESPÉITADA OU FALTA MUITO PARA OS RESPEITO CHEGAR?
GRADUADA DELICADA -Acho que hoje em dia a mulher já conseguiu encontrar o seu espaço na capoeira, agora respeito mesmo falta muito para chegar lá.

Não podemos disputar com os homens através da força física, então a briga começa mesmo antes de entrarmos na roda, quantas vezes não vemos uma mulher na boca da roda e ela é empurrada para trás e depois de muito tentar e conseguir entrar dá uma ou duas pernadas e é cortada independente da sua graduação.

São poucas as mulheres que vemos na bateria se muito oque ela consegue é pegar o pandeiro. Cantar então é pura raridade.

Em uma roda que fui da República estava eu e mais três capoeiristas conversando e ao final da roda ouvimos de um Mestre conceituado e antigo que era lindo ver tantas mulheres de branco, que estávamos ali para enfeitar.

Já diz a música cantada por Carolina Soares “Mulher na roda não é para enfeitar, mulher na roda é pra ensinar”.


11 - NA CIDADE DE SÃO PAULO HOJE UMA DAS GRANDES REFENCIAS EM TERMO DE CANTADORES É CAROLINA SOARES, O QUE FALTA PARA UM MAIOR RECONHECIMENTO DA MULHER NA CAPOEIRA DE SÃO PAULO JA QUE RECONHECIDAMENTE QUALIDADE TEM?
GRADUADA DELICADA -Falta mais ousadia, mais coragem e oportunidade. As mulheres conquistaram o mercado de trabalho demonstrando que capacidade não lhes faltava, mas sim oportunidade e quando esta lhes foi dada não precisou demais nada é só olhar ao nosso redor que vemos mulheres em cima de tratores, em obras; nas grandes empresas como donas, presidentes e diretoras.

Se formos capazes de entrar no mercado de trabalho para agregar e ensinar somos ainda mais capazes de ter um reconhecimento digno de grandes mestres.

Como disse anteriormente perdemos na força física, mas nunca na capacidade e no talento prova disso são Mestra Mara, Mestra Jô, Contra- Mestra Yuna e tantas outras que aos poucos estão chegando lá.


12 - EM RELAÇÃO AOS GRUPOS DE CAPOEIRA. SERA QUE VEREMOS EM BREVE MAIS GRUPOS COORDENADOS POR MULHERES?
GRADUADA DELICADA -Talvez me falte conhecimento, mas o único grupo que sei ser coordenado por uma mulher é o da Mestra Jô ( Grupo Equipe Jô Capoeira)

O fator é que as mulheres não têm como sua única preocupação e ambição a Capoeira e o trabalho externo como a maioria dos homens.

A mulher tema sua dignidade para se preocupar, tem que estudar, trabalhar fora, cuidar da casa, família e ainda deixar de treinar em torno de um ano e meio quando tem um filho, então as dificuldades são maiores para nós, mas acredito piamente que teremos sim muitos grupos coordenados por grandes capoeiristas.




AGORA VAMOS FAZER UM JOGO RAPIDO :



UM GRUPO:
Cultuarte


UM MESTRE:
Gunga

UM CANTADOR
Boa voz


UM TOQUE
Yuna


UM JOGO
São Bento


UM GOLPE
Martelo


PRA QUEM DARIA UM BERIMBAL
Mestre Benê


EM QUEM DARIA UM MARTELO
No nosso Deputado Federal Tiririca


BELEZA OU DIPOSIÇÃO
Disposição


MELHOR LUGAR PARA JOGAR CAPOEIRA
Na minha casa, junto ao meu grupo



DEIXE UMA MENSAGEM PARA AS CAPOEIRISTAS:
Devemos nos unir. Alunas, graduadas, instrutoras, professoras, mestras, somos mulheres, somos guerreiras.

Vamos treinar e nos dedicar e não desanimar, tudo para mulher sempre foi mais difícil evencemos por que na capoeira seria diferente?

Sinal de que somos fortes e podemos.

Vamos lá mulherada a capoeira também é nossa.


CONTATO:
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=14483405643364879210




Por / Gato Preto

Um comentário:

  1. parabéns graduada délica sua entrevista foi super objetiva....
    adorei...
    vamos corre atras do nosso espaço,
    mesmo que aqueles armários(homens gigantes) nos empurrem estaremos ali sempre atras dos nossos objetivo...nosso reconhecimento
    beijos morango cultuarte (nucleo de itapevi)

    ResponderExcluir