quarta-feira, 3 de agosto de 2011

PARABÉNS HERANÇA CULTURAL MESTRE CATITU

NO ANIVERSARIO DO GRUPO HERANÇA CULTURAL, ANTIGO GUERREIROS DE ZUMBI, REEDITAMOS UMA ENTREVISTA QUE MESTRE CATITU CEDEU PARA O BLOG CAPOEIRA DE SÃO PAULO

Entre uma correiria e outra preste a viajar para o exterior, Mestre Catitu fala um pouco mais do seu trabalho. E quais os motivos que o levam a ser hoje um dos maiores mestres de São Paulo sendo sempre convidado para festa em toda parte do Brasil e exterior.

Conte sua historia, de onde veio, família etc..? E como foi seu primeiro contato com a capoeira?
R: É sempre muito bom falar de pessoas ligadas a nós, principalmente a família, e minha trajetória esta totalmente inserida nela.
Conheci a capoeira por intermédio do meu irmão mais velho em 1976 aqui em Guarulhos onde sou natural. Em 1980 comecei a treinar com um grupo de amigos do bairro onde morava, agente se reunia nos fundos do quintal de minha casa para treinar. Em 1982 me matriculei na Academia Quilombo dos Palmares do Mestre Espanto e Peixe onde treinei e me formei. Com o passar do tempo e apedido de vários amigos montei meu próprio trabalho em 1990, o grupo Guerreiros de Zumbi.


Fui também um dos fundadores da Liga Guarulhense de Capoeira, participando de inúmeros eventos desportivos, dentro do desporto da capoeira tive vários títulos em minha carreira, sendo:

- Tetra Campeão Guarulhense;

- Tri Campeão Paulista;

- Vice Campeão Brasileiro;

- Campeão brasileiro;

- Destaque técnico de Competição entre outros.

Como disse no começo, minha família foi à base de tudo, principalmente meu irmão, sem o apoio deles nada disso teria acontecido.

Quem foi seu primeiro Mestre?
R: Meu irmão foi meu incentivo no começo de tudo, mais comecei e me formei com os Mestres Espanto e Peixe, Mestre Espanto me acompanha até hoje em nosso trabalho, sendo o Mestre Conselheiro, maior hierarquia do nosso grupo.

O que você acha da capoeira de São Paulo?
R: A capoeira de São Paulo tem tradição, ela é eclética, São Paulo é um dos principais Pólos de etnias e de exportação da capoeira para o mundo.

Em sua opinião, aponte qual são as maiores dificuldades dos capoeiristas de São Paulo?
R.: Acho que isso é uma coisa mais individual de cada um, as dificuldades esta ai para que possamos vence-las.

Aponte para nós, se há ou não, diferença entre os capoeiristas de São Paulo com o resto do mundo?
R: A capoeira hoje esta bem parecida em todo canto do mundo, antigamente a maioria dos capoeiristas tinha sua característica própria, hoje isso mudou muito, o que eu não acho muito legal.

Fale do Grupo Herança Cultural:
Depois que o grupo mudou de nome de Guerreiros de Zumbi para Herança Cultural, mudou também o conceito?

O senhor é muito amigo dos Onças?
Você acha que a capoeira de São Paulo deve muito, a Mestre Joel e a família Onça? E alguém mais?
R: O Grupo Herança Cultural é um seguimento de um trabalho que já vinha sendo feito na época dos Guerreiros de Zumbi, nos preocupamos muito em manter viva nossas tradições, jamais mudamos nossos conceitos, simplesmente houve uma necessidade de reformulação em nosso trabalho onde graças a Deus deu muito certo.
Eu cresci vendo a família Onça, tenho muita consideração e estima a eles, eles são parte fundamental da capoeira de São Paulo, principalmente mestre Joel que é um dos precursores.

Sua vida é capoeira? Porque?
R. Porque penso nela 24 horas, ela me alegra.

Muitos elogiam a rotina de treinamento do Grupo Herança Cultural, a que se deve isso? Fale pra nós um pouco mais sobre isso?
R. Se deve a muita dedicação, seriedade e disciplina no que fazemos, atingir metas, digo sempre para meus alunos, sempre que você achar que esta bem treinado, ai que você tem que treinar mais, pois sempre tem alguém treinado também.

Na capoeira tem muita inveja? O que o Sr. faz para saber quem são seus amigos?
R. A inveja esta por toda parte, amigos você conhece com o tempo, o ser humano é complicado é só comparar quando ele esta por baixo precisando e quando esta por cima com o poder e tirar a conclusão.

A organização da capoeira, da Região de Guarulhos, esta devendo em relação ao resto da cidade?
R. Acho que não, a organização começa dentro do nosso próprio trabalho.



- Muitos dizem que apesar da capoeira de São Paulo ser grande seleiro de bambas, falta um grupo que seja protagonista e assuma o real papel. O Senhor acha que o Grupo Herança Cultural pode ser esse Grupo?
R. sempre foi assim, nenhum grupo conseguiu por muito tempo ficar em destaque, a capoeira de São Paulo é muito grande, há muitos grupos bons, esse papel é de todos nós.

Em relação aos outros grupos de capoeira, O que os grupos grandes devem aprender com os pequenos e Vice Versa.
R. Olha, cada trabalho tem seu valor, sendo grande ou pequeno, o importante é fazer um bom trabalho em prol da capoeira.

Agora vamos fazer um jogo rápido:

- Um grupo: Herança Cultural
- Um Mestre: O meu Mestre Espanto.
- Melhor aluno: Aquele que é discípulo.
- Um toque: São Bento Grande de Bimba.
- Um jogo: Qualquer um desde que saia.
- Um golpe: Martelo.
- Amigos na capoeira é: Aqueles que vem pra somar.
- Melhor lugar pra jogar capoeira: Na academia Matriz do Herança Cultural.

- Deixe uma mensagem para os capoeiristas:

Peço a todos que se unem cada vez mais e que deixe as vaidades de lado. Não de o passo maior que a perna, a fruta da com o tempo, axé!!!

3 comentários:

  1. GATO PRETO...
    muito linda homenagem ao mestre...
    tb já fui herança cultural, aluna do ceará....
    sou esposa do modelo capoeira que agora tá no izinga ...
    adorei o seu blog e estou aki te seguindo .
    axé.
    bjuivos no coração.
    loba.

    ResponderExcluir
  2. Conheço o Catitu de muitos tempos em competições de São Paulo e Guarulhos apesar de tudo não tenho amizade, mas tenho uma grande admiração pelo seu trabalho e dedicação; parabéns Catitu, saudações Mestre Badá Santo André.

    ResponderExcluir
  3. eai mestrao parabens pelo poco de sua historia axe de
    pepeu capoeira moscow

    ResponderExcluir