terça-feira, 23 de agosto de 2011

KB+1

O GRUPO DE CAPOEIRA kB+1 do professor Nei capoeira que ministra aulas na academia da escola de samba flor de vila dalila tambem marca presença no blog capoeira São Paulo




1 - CONTE A SUA HISTORIA, DE ONDE VEIO, FAMILIA ETEC? E COMO FOI SEU PRIMEIRO CONTATO COM A CAPOEIRA, QUE GRADUAÇÃO?

Venho de uma família humilde, com duas irmãs e mais um irmão, minha mãe e meu padrasto. Tenho dois amores na minha vida, minha filha de 4 anos de idade, chamada Nicole , e minha noiva chamada Michele, com quem vou me casar ainda esse ano. Resido atualmente na Vila Matilde, zona leste de São Paulo, onde tenho um trabalho com a capoeira através do Grupo KB+1, no qual sou fundador e presidente, ensino capoeira para crianças carentes, além de trabalhar como porteiro em empresa privada.
Aos nove anos de idade iniciei minha vida na capoeira, brincando nas ruas do bairro da Vila Dalila-SP, onde morava, e admirando alguns capoeiristas expondo suas habilidades e técnicas capoeiristicas nas rodas que aconteciam na rua onde morava. Até que no ano de 1992, entrei no Grupo Capela, onde conheci o meu mestre Garibaldo, que ensinou os fundamentos da capoeira, a rigidez, disciplina, respeito e transparência com o próximo.
No ano de 2003, me mudei para o bairro Cidade Tiradentes, onde tive a oportunidade de formar um grupo de capoeira com o professor Rogério, formado do professor Claudio, e discípulo do mestre Garibaldo, com quem iniciei na capoeira.
Através desse espaço fizemos muitas rodas onde tivemos a oportunidade de conhecer o contra mestre Bocão, formado pelo Centro Cultural Esportivo Afro Capoeira, que nos fez o convite para fazer parte do seu grupo.
Em 15 de fevereiro de 2004, me formei como professor de capoeira, no Centro Cultural Esportivo Afro Capoeira, sendo formado pelo professor Rogerio, com a supervisão do contra mestre Bocão e estagiário Índio.
Depois de alguns meses voltei para o bairro Vila Dalila, onde tinha morado há muitos anos atrás e onde conheci a capoeira. No mesmo ano em 15 de setembro, já formado, fundei um dos meus maiores orgulhos, o Grupo KB+1, sediado na Escola de Samba Flor de Vila Dalila, onde tinha muitos alunos, e com essas experiências, fiz alguns projetos em associações, espaços culturais, escola de samba, algumas viagens a convite de grupos de capoeira do interior de São Paulo, apresentações, e etc.; além dos batizados do grupo que a seguir demonstrarei algumas datas importantes:
- 20 de março de 2005: 1º Batizado e troca de cordões, realizado na Escola de Samba Flor da Vila Dalila;
- 20 de agosto de 2006: 2º Batizado e troca de cordões, realizado na Escola de Samba Flor da Vila Dalila;
- 14 de setembro de 2008: 3º Batizado e troca de cordões, realizado na Sociedade Amigos Força de Vila Dalila;
- 17 de maio de 2009: 4º Batizado e troca de cordões, realizado na Sociedade Amigos Força de Vila Dalila;
- 25 de julho de 2010: 5º Batizado e troca de cordões, realizado na Escola de Samba Flor da Vila Dalila.
Através dos trabalhos positivos que fiz no Grupo de Capoeira KB+1 fui convidado a dar uma entrevista para a revista Afro Cultural Jornada da Capoeira – ano XIV – nº 23, e para o site Onde Acho Capoeira, no dia 29 de janeiro de 2010.

2 - QUEM FOI SEU PRIMEIRO MESTRE?
Mestre Garibaldo, formado do mestre Ananias Tabacou (Grupo Almada Santos, bairro de Itaquera).

3 - O QUE VOCÊ ACHA DA CAPOEIRA DE SÃO PAULO?
Hoje em dia a capoeira em São Paulo está mais divulgada ao publico, as pessoas tem fácil acesso a ela, melhorando assim a aceitação dessa arte/esporte.

4 - EM SUA OPINIÃO APONTE QUAIS SÃO AS MAIORES DIFICULDADES DOS CAPOEIRISTAS DE SÃO PAULO?
A falta de apoio dos governantes, e a não organização existente entre os organizadores e praticantes da capoeira, resultando na falta de união para que cresçamos perante a sociedade/governo e tenhamos o real valor reconhecido.

5 - VOCÊ HOJE ESTÁ EM UM MÉDIO ISSO É BOM OU ISSO É RUIM?
Fazemos as coisas conforme conseguimos, infelizmente não consigo sobreviver só da capoeira, tenho que trabalhar em outro local para ter o sustento, tendo que adiar alguns objetivos com relação à capoeira. Então posso dizer que tem o lado bom e o lado ruim.

6 - FALE DO SEU GRUPO E DE SEU MESTRE:
KB+1 é uma realização que me traz muito orgulho e me deu bons frutos. Através dos ensinamentos e dos conselhos do meu mestre Garibaldo, consegui fundar esse grupo. Tive muitos alunos e estagiários, que sempre me respeitaram, e hoje em dia quando ando pelo bairro onde moro, vejo o reconhecimento das pessoas, e o respeito que adquiri através do trabalho que faço com o grupo KB+1.

7 - SUA VIDA É CAPOEIRA? POR QUÊ?
Sim, pois ainda tenho o sonho de me tornar um mestre por merecimento e poder ter discípulos, para que eu possa sempre ensinar meus conhecimentos e assim formar cidadãos dignos e formadores de opinião. Por isso sempre que posso ensino as pessoas através da capoeira, que é um instrumento muito bom para ensinar a dignidade, respeito, socialização, educação, entre outros.
8 - QUAL É A SUA ROTINA DE TREINAMENTO?
Muita conversa conselho e atenção nas aulas. Movimentação, acrobacias, aperfeiçoamento dos movimentos e técnicas, e o fundamental aprender a história da capoeira e seus fundamentos, sempre buscando os aprimoramentos da capoeira.

9 - NA CAPOEIRA TEM MUITA INVEJA? O QUE VOCÊ FAZ PARA SABER QUEM SÃO SEUS AMIGOS?
Sim, na capoeira tem muita inveja, assim como no dia-a-dia de todas as pessoas. Aprendemos com a vida e através das experiências vividas, dos erros e dos acertos, assim conseguimos perceber as coisas, como todas as pessoas fazem normalmente (conselhos, percepção, etc).

10 - A ORGANIZAÇÃO DA CAPOEIRA, DE SÃO PAULO, TA DEVENDO EM RELAÇÃO AO RESTO DO PAIS?
Não, pois as coisas vêm crescendo e melhorando cada vez mais. È claro que não acontece na velocidade que queremos, mas devagar se chega longe.

11 - EM RELAÇÃO AOS GRUPOS DE CAPOEIRA . O QUE OS GRUPOS GRANDES DEVEM APRENDER COM OS PEQUENOS E Vice Versa?
Todos temos muito que aprender uns com os outros, todos nós sempre temos experiências interessantes que servem de aprendizado, basta que sejamos mais humildes e coloquemos em prática o coleguismo, e o espirito da boa vizinhança, assim conseguiremos transmitir e receber mais ensinamentos e experiências uns aos outros.

AGORA VAMOS FAZER UM JOGO RAPIDO :

UM GRUPO: KB+1.


UM MESTRE: Mestre Bimba.


UM CANTADOR: Mestre Ananias.

UM TOQUE: São Bento Grande de Bimba.

UM JOGO:
Regional.


UM GOLPE: Chapa.

ACROBACIA OU TECNICA: Abertura.


MELHOR LUGAR PARA JOGAR CAPOEIRA:
Onde tem axé.

DEIXE UMA MENSAGEM PARA OS CAPOEIRISTAS:

“Não desistam dos seus objetivos e sim se dediquem cada vez mais, pois tudo depende de si mesmo independente de professor ou mestre. Acredite em você por que só você sabe seus próprios limites.”


Um comentário:

  1. Muito bom saber que tem um grupo de capoeira na minha vila...Irei passa aí pra conhecer mais de perto!Parabéns pelo Belo trabalho,esse que é um grande exemplo!

    ResponderExcluir